9h10 – 9h45 Mesa 1: É para você – O sonho é possível
Psicóloga, bolsista Fulbright, membra da Rede de Líderes da Fundacao Lemann e mestranda em Women's gender and sexuality studies na Georgia State University em Atlanta.
Empreendedor e fundador do Instituto Four, organização responsável pelo ProLíder. Eleito Forbes Under 30, cursando MBA no MIT e bolsista da Fundacao Lemann.
(Moderadora) Mestre em empreendedorismo social - USC, vasta experiência em marketing digital e vendas em startups e negócios sociais. Gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Lemann.
Mestre pela Harvard Kennedy School e atualmente é diretora de Parcerias Acadêmicas da Fundação Lemann.
Assistente do Programa Chevening no Brasil e está baseado no Consulado Britânico em São Paulo. Formado em Jornalismo pela USP e possui experiência em comunicação e na área de criação de agências.
Líder Tech da Fundação Estudar. Responsável por criar os programas de Decisão de Carreira e de Relacionamento com Lideranças Estudantis da Fundação Estudar.
Administrador público apaixonado por educação e seu poder de transformar vidas – incluindo a sua. Mestrando em Políticas Públicas na Universidade de Oxford e bolsista Chevening.
Especialista em audiovisual com mestrado pela Columbia University Graduate School of Journalism. Como videojornalista, foi atrás de histórias nas cinco regiões do Brasil, além de Uruguai, Paraguai, Espanha, Estados Unidos e Ruanda. Seu documentário Filhos de Ruanda foi indicado ao Premio Gabo 2018 e recebeu o segundo lugar no Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional 2017. Foi videojornalista do The Guardian, em Nova York, e editora de texto da GloboNews no Rio. Recebeu três prêmios nacionais de jornalismo em 2013.
Mestre em Administração Pública (MPA) na Harvard Kennedy School, completando também duplo diploma com o MBA de Wharton. Pretende se especializar em infraestrutura e contribuir para que o Brasil e outros países da América Latina consigam captar recursos privados para grandes projetos públicos.
Tutora de admissão de Oxford desde 2011, responsável por atrair, aceitar e apoiar alunos excepcionais de todo o mundo que demonstrem habilidade acadêmica, compromisso com o serviço público e evidência de liderança e impacto.
Professora Departamental de Políticas Públicas na Universidade de Oxford. Ela é co-investigadora principal do projeto Oxford COVID-19 Government Response Tracker (OxCGRT).
Diretora Associada de Admissões na SIPA/Columbia com mais de 8 anos de experiência em ensino superior, trabalhando em instituições como Stony Brook University, Baruch College, Fordham University e Columbia University.
Entusiasta da participação e inovação política e acredita que as pessoas precisam participar das decisões que as afetam. Formado em Relações Internacionais pela ESPM, em 2019 completou seu mestrado em Administração Pública na Columbia University.
Licenciada em Publicidade e Propaganda, Pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV-SP (CEAG) e possui duas especializações, uma em gestão pública e também em desenvolvimento de lideranças, pela Harvard Kennedy School e Oxford University. Em licença acadêmica no Reino Unido para concluir o Mestrado em Políticas Públicas (MPP) na Blavatnik School of Government - Oxford University.
Médico pela Universidade Federal da Bahia, Residência em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo, Mestrado em Epidemiologia pela Harvard School of Public Health e Doutorado em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz.
Diretora de Admissões em Harvard T.H. Escola Chan de Saúde Pública. Vasta experiência em uma empresa multinacional de saúde e mais de 20 anos no ensino superior, incluindo admissões e aconselhamento acadêmico.
Professora Andelot de Demografia, Presidente do Departamento de Saúde Global e População da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan e diretora do Programa de Estudos do Brasil no David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS).
Reitora associada de gerenciamento de matrículas na Columbia Mailman School of Public Health. Como Reitora Associada, Clare fornece liderança, direção estratégica, gerenciamento e supervisão para todas as atividades relacionadas a recrutamento, admissões e ajuda financeira.
Diretora da Substance Use Epidemiology Unit do Departamento de Epidemiologia da Escola Mailman de Saúde Pública da Universidade de Columbia e do grupo interdisciplinar de Políticas e Iniciativas de Saúde sobre Opioides e outras Substâncias (PHIOS).
Doutoranda no departamento de Nutrição da University of North Carolina at Chapel Hill (UNC). Ela é bacharela em Nutrição e Dietética pelo Centro Universitário São Camilo e mestre em Saúde Pública em Epidemiologia pela Columbia University.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e mestrando em Ciência da Computação na Universidade de Columbia.
Diretor Executivo da Fundação Behring, onde se concentra em projetos que educam jovens talentos para carreiras em tecnologia. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo e possui MBA / MA em Educação pela Stanford University
Diretora de Admissões de Pós-graduação na Columbia Engineering. Na Columbia Engineering, Gabrielle supervisiona a admissão aos programas de Certificado, Mestrado e Doutorado oferecidos nos dez departamentos e institutos da Escola.
Diretora Associada Sênior e Diretora de Admissões Internacionais e Iniciativas de Recrutamento no Escritório de Admissões de Graduação em Columbia.
Principal Research Scientist do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT e diretor do The77Lab. Professor Adjunto na Escola de Medicina da Universidade de Maryland e Professor Visitante na Fujita Health University, na Universidade de Osaka e na Universidade de Loughborough.
Diretora-gestora do Programa MISTI MIT-Brazil no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Ela é uma educadora-gestora-empreendedora com experiência em gestão pública, habitação de interesse social e desenvolvimento urbano.
Graduada e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda em Relações e Assuntos Internacionais, na Universidade da Virgínia.
Professor de educação e economia da Universidade de Stanford, é co-diretor do Centro Lemann, ex-presidente da Sociedade de Educação Comparada e Internacional e membro da Academia Nacional de Educação dos Estados Unidos e da Academia Internacional de Educação.
Professora em Harvard, especialista em política comparativa da América Latina, com ênfase em democratização, representação política, economia política, religião e política. Nomeada professora catedrática (Jorge Paulo Lemann Senior Lecturer of Government), Hagopian também foi líder do comitê do corpo docente do Brazil Studies Program de Harvard desde 2010 até 2021.
Professor no departamento de engenharia química no MIT, tem doutorado na Universidade de Califórnia Berkeley e pós-doutorado na Caltech. Se tornou docente no MIT no final de 2009. A pesquisa dele é direcionada à descoberta de novos biomateriais, à auto-montagem dos materiais, e à física de polímeros.
Professora na universidade de Oxford e investiga as origens de estados estáveis, democráticos e eficazes em todo o mundo em desenvolvimento, com ênfase particular no Sul da Ásia.
Douglas Ready é Professor de Educação e Políticas Públicas e Diretor do Consórcio para Pesquisa de Políticas em Educação do Teachers College, Columbia University.
Profissional da área de educação com foco em políticas públicas, é graduada em Relações Internacionais. Começou o curso na PUC-Rio, se formando em em Smith College. Mestre em Educação Comparativa pela Stanford University, foi avaliadora do MEC no Rio, trabalhou na Seeduc e auxiliou na implementação do EMTI.
Professor pesquisador da Escola de Educação da Universidade de Stanford e co-diretor do Centro Lemann de Stanford.
(Stanford) Professora Associada Max & Marie Kargman de Desenvolvimento Humano e Avanço da Educação Urbana na Harvard Graduate School of Education (HGSE).
(Columbia, Teachers College) Diretora Associada de Admissão, concentrando grande parte de seu trabalho no gerenciamento de recrutamento virtual e contato com os programas de TC em Organização e Liderança.
Professor no Teachers College da Universidade de Columbia (EUA), e professor afiliado no departamento de Ciência da Computação na mesma universidade.
Diretor associado de admissões da HGSE. Ernald trabalhou em estreita colaboração com estudantes internacionais ao longo de sua carreira de 16 anos no ensino superior e liderou as iniciativas de marketing e recrutamento para HGSE desde que ingressou em 2018.
Nasceu em São Paulo e trabalha atualmente na área de conectividade da Fundação Lemann. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo e MBA pela Harvard Business School.
Diretora Associada Sênior de Admissões na Sloan School of Management do MIT. Anteriormente, Katy foi fundadora do MBA Director da Asia School of Business em Colaboração com o MIT Sloan (ASB), o que lhe proporcionou uma oportunidade incrível de viver e trabalhar em Kuala Lumpur, Malásia.
Diretora Associada e membro do Conselho de Admissões da Harvard Business School. Dana trabalhou em admissões de pós-graduação nos últimos 16 anos, ingressando na Harvard Business School em 2011.
Formada em Direito pela USP, pós-graduada em administração pela FGV, com um MBA pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology e um executive certificate em Social Impact Strategy pela Upenn - University of Pennsylvania. Atuou como advogada, liderou uma empresa de logística especializada em saúde pública, esteve à frente de diferentes times na Fundação Lemann e, atualmente, é diretora de novos negócios na Arco Educação.la Harvard Business School.
Co-fundadora e CEO da startup Carinos, uma rede de apoio digital para a parentalidade nas empresas. É formada em administração pela PUC-Rio e mestre em negócios e administração pública pelas universidades de Harvard e MIT.
Luciana Paulino, 35 anos, é Lemann Fellow e mestra em Empreendedorismo Social pela University of Southern California (USC Marshall). Atua como Partner Manager para área de Studios do Spotify Brasil além de ser consultora de gestão de impacto e diversidade.
Diretora do programa de mestrado em empreendedorismo social da Marshall School of Business na USC. Ela supervisiona o recrutamento, admissões e serviços acadêmicos e estudantis do programa.
Diretor Acadêmico do programa de Mestrado em Empreendedorismo Social (MSSE) na USC e Professor David C. Bohnett de Empreendedorismo Social na Marshall School.
Diretor do Centro Lemann de Estudos para Brasileiros da Universidade de Illinois Urbana-Champaign (UIUC), onde atua desde 2015 como Professor Associado de Estudos Brasileiros.. Em sua função atual, é responsável pela parceria da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC) com a Fundação Lemann.
Wellington Santos Silva é cofundador do Instituto Faço, empresa social que oferece cursos voltados para a capacitação de adolescentes de pequenas e médias cidades por meio do acesso à educação
Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, mestre em Estudos Brasileiros pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e atualmente doutoranda em Ciência Política na Universidade de Maryland, College Park.
Graduado em Engenharia Química e em Ciência e Tecnologia pela UFVJM e participante da primeira turma do Programa Alcance (sob a marca Ponte de Talentos). Atualmente é mestrando no Teachers College, Universidade de Columbia, com foco em políticas educacionais
Professor da FGV Direito SP, e da FGV Relações Internacionais ministrando cursos sobre direitos humanos, antidiscriminação e direito internacional. Mestre e Doutor em Direito pela Central European University (Budapeste) e foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY), e agora faz estágio de pós-doutorado na New York University (NYU), escreve às quintas-feiras na Folha de SP.
Participante da primeira edição do programa Alcance (sob a marca Ponte de Talentos). Bacharela em Letras pela Mackenzie, curso que concluiu com uma bolsa integral do ProUni. Cursa mestrado na Universidade de Columbia, com foco em educação para a paz e direitos humanos, e também estuda resolução de conflitos e negociação.
Gestora de Educação do Instituto Identidades do Brasil - ID_BR. Graduada em Direito pela PUC-SP e mestranda em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ. Atualmente pesquisa a relação de gênero e raça no mercado de trabalho e é responsável pelo pilar de Educação do ID_BR, gerenciando as ações do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras, Programa Sim à Igualmente Racial de Bolsas de Estudo e demais iniciativas educacionais do instituto.
Professora da Universidade Federal do Amazonas. Formada em Agronomia e Ciências Sociais, Mestrado em Sociedade e Cultura, Doutorado em Sociologia e Antropologia e Visiting Scholar no Teachers College na Columbia University entre 2019-2020.
Participantes:
Bacharela e mestra em Ciência Política pela UFPE e mestranda em Development Practice pela Universidade de Minnesota.
Cofundador da Apply Assessoria em Educação Internacional, consultoria que já orientou mais de 750 admissões, 180 das quais nas 50 melhores universidades dos Estados Unidos e Canadá.
Juliana estudou Economia Internacional e Culturas Internacionais nos EUA, com bolsa atlética de natação. Na Fundação Estudar, é responsável pelo Prep Estudar Fora - programa que seleciona jovens de altíssimo potencial para se candidatarem as melhores universidades do mundo.
Formado em Engenharia Mecatrônica pela USP, licenciado em Matemática e fui professor em escolas públicas pelo programa do Ensina Brasil - rede Teach for All. Atualmente, realizo um mestrado em inovação educacional no Teachers College - Columbia University, sendo Lemann Fellow, Líder Estudar e Person of the Year Fellow pela Brazilian-American Chamber of Commerce.
Participantes:
Analista de implementação de Políticas Educacionais no Instituto Gesto. Formado em Ciências Sociais pela USP com mobilidade internacional na Sciences Po Paris e como aluno de escola pública, acredita que a educação vai erguer um novo Brasil.
Formada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e tem experiência em gestão de projetos educacionais no terceiro setor. Atualmente é mestranda em Políticas Públicas na Harvard Kennedy School e co-fundadora da Harvard Brazilian Association of Students and Scholars (HBASS).
Graduada em Administração Pública pela FGV de São Paulo. Atuou em campanhas políticas, foi assessora da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e co-presidente do Movimento Mapa Educação. Atualmente é mestranda em Políticas Públicas na Universidade de Harvard e co-fundadora da Harvard Brazilian Association of Students and Scholars (HBASS).
Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde se formou com bolsa Prouni e está iniciando um mestrado em International Educational Development no Teachers College –Columbia University com bolsa da Fundação Lemann e Fulbright.
Coordenadora nacional do EducationUSA no Brasil, rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano. Atualmente com 42 escritórios no Brasil, o EducationUSA tem a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA.
Diretor Executivo, trabalha na Comissão Fulbright no Brasil desde 2004 e na Universidade de São Paulo desde 1988. Engenheiro mecânico com bacharelado pela Universidade de São Paulo (1979) e um Ph.D. em Engenharia pela Ecole Centrale de Paris (1984).
Participantes:
Formado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais pela UFPB, com intercâmbio na Universität Vechta (Alemanha), e especialização em Gestão Pública. Já trabalhou com diversas organizações de impacto social, como a AIESEC e a Internacionalize Empresa Júnior. Atualmente, Welton é fellow do Education USA Oportunidades Acadêmicas e da Lemann Diversity Fellowship e mestrando em Educação Internacional Comparada pela Columbia University em Nova York.
É doutoranda em Antropologia e Educação pela Teachers College, Columbia University. Pedagoga, ela tem mestrado em Liderança Educational e Estudos de Políticas Educacionais pela University of Massachusetts Dartmouth e também é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Fernanda é co-fundadora da Kilomba Collective, primeiro coletivo de mulheres negras brasileiras nos Estados Unidos e uma das idealizadoras do curso Negritude Brasileira no PHD.